Páginas

sábado, 7 de agosto de 2010

BOM PRIMEIRO QUEM FOI ALMIRANTE BARROSO



              Almirante Barroso (Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva), primeiro e único barão do Amazonas, (Lisboa, 29 de setembro de 1804 – Montevidéu, 8 de agosto de 1882) foi um militar brasileiro da Marinha Imperial.



              Foi o comandante que conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança. Como consequência dessa vitória, houve expressiva redução na capacidade naval paraguaia, tendo aquela nação, a partir de então, passado a adotar estratégias defensivas até ao fim do conflito.



              Almirante Barroso foi condecorado com a Imperial Ordem do Cruzeiro e recebeu o título nobiliárquico de barão do Amazonas em 1866, em homenagem à nau capitânia que comandava na batalha do Riachuelo.




               No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com o seu nome (Avenida Almirante Barroso) e, na mesma cidade, na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Na centro da cidade de Niterói, uma das principais ruas se chama "Barão de Amazonas" em sua homenagem. Em Belém, a principal avenida de entrada e saída da cidade também possui o nome do almirante. Em São José de Ribamar, há a escultura do busto do almirante na Avenida Beira-Mar. No centro da cidade de João Pessoa, uma das principais avenidas também leva o nome de "Almirante Barroso". Em Vitória, encontra-se a Escola Estadual Almirante Barroso. No Rio Grande do Sul, em Pelotas e em Rio Grande, existem ruas com seu nome. Em Campina Grande, cidade do interior da Paraíba, há uma avenida com o seu nome.


                                                                                  Fonte: Winkipedia